Sim, o estilo militar está em alta! E isso não é nenhuma novidade, mas essa semana ele ganhou um destaque especial graças ao look escolhido pela primeira dama americana, Melanie Trump, usado na Convenção Nacional Republicana.
A escolha não passou despercebida e as redes sociais não perdoaram. Os próprios críticos de moda como Diet Prada e Vanessa Friedman, diretora de moda do The New York Times, foram críticos vorazes sobre a escolha da primeira dama.
Mas com toda essa repercução uma dúvida surgiu: Usar looks militares me torna apoiadora de ditadores?
Fique tranquila! Você não precisa se desfazer da sua parka verde militar e, usá-la não te tornará fascista!
A transformação de roupas militares em moda popular tem uma longa história.
As primeiras referências do estilo começaram com as Guerras Napoleônicas uma vez que os homens de uniforme dominaram o cotidiano da época.
Os uniformes das Guerras Napoleônicas foram alguns dos mais luxuosos e elaborados da história cujo legado ainda pode ser visto nos guarda-roupas dos homens até hoje.
O fato é que quase tudo que os homens vestem hoje tem raízes nas vestimentas militares. De calças de algodão e jaquetas bomber a ternos, gravatas, sapatos sociais e sobretudos, é impossível separar a história da moda masculina da história do uniforme militar.
A partir da Primeira Guerra Mundial o uso de elementos militares na moda começou a tomar forma prática. Os soldados britânicos nas trincheiras precisavam de casacos quentes, pesados e resistentes à água, e Thomas Burberry se ofereceu para fazê-los. (Na verdade, a marca Aquascutum pode ter desenhado o sobretudo primeiro, mas essa é uma outra discussão).
O público também aderiu avidamente os óculos aviador da Ray-Ban, tendo sido usadas por pilotos do Corpo de Aviação do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial também inspirou os designers a adicionarem detalhes práticos às suas roupas, como vários bolsos e cintos de couro grossos.
No Reino Unido, macacões com zíper foram projetados para vestir rapidamente em caso de ataques aéreos. Winston Churchill ficou famoso por usar o seu em vez de um terno.
Mais recentemente, as guerras do Golfo também inspiraram designers a adotarem influências militares. Roupas de combate e estampas de camuflagem em cores vivas se tornaram o novo uniforme de rua, e calças de combate se tornaram a febre do momento.
No mundo da moda, parece que o estilo militar simplesmente não irá embora, e pelo visto, nem a guerra.
Quando as nações vão à guerra, seus cidadãos são expostos a mais imagens dos militares. E essas influências inevitavelmente aparecem nas passarelas. As roupas militares tiveram um grande impacto na moda do século XX.
ความคิดเห็น